Como você se preocupa? (qual é o seu perfil)

Existe uma solução para não se preocupar além de "não se preocupe"?

Qual é o seu perfil de preocupação?


Certamente, as fórmulas populares de autoajuda abundam:
    • Ilumine-se. 
    • Você não pode controlar o mundo. 
    • Tudo acontece por uma razão. 
Cabe se perguntar, elas raramente ajudam a aliviar as preocupações?


Nos propusemos a investigar e descobrir mais sobre isso.


Pedimos ao psicoterapeuta budista 
StephenCope e ao psicólogo cognitivo Robert Leahy, Ph.D. , para compartilhar suas ideias sobre lidar com a preocupação. As chances são de que você se verá em mais de um dos seis perfis seguintes - e está tudo bem. 


O objetivo é entender melhor de onde vem as suas preocupações e começar a mudar as formas como elas afetam sua vida. 



Perfil de preocupação: O Generalista


Você provavelmente se preocupa se o garçom vai estragar o seu pedido ou se você vai chegar ao banco antes de fechar. Às vezes você se preocupa em preencher o tempo.

Para mudar isso, aprenda a distinguir entre preocupação produtiva e improdutiva, diz Leahy.: 

    • "Pergunte a si mesmo o que está te deixando preocupado? "

    • Isso ajuda você a ficar mais preparado ou mais ansioso? 

    • Aumenta seu foco ou dispersa sua atenção? 


Preocupar-se com um discurso que você vai dar pode motivá-lo a planejar com cuidado - o que Leahy chama de preocupação produtiva. Mas ficar pensando em "E se ninguém aparecer?" é improdutivo e provoca ansiedade (especialmente porque você não pode fazer nada sobre isso).

Estratégia de enfrentamento: O Generalista


Anote todas as preocupações
 que estão zumbindo em sua mente agora. 

Não pense; Basta escrever por dois minutos seguidos. 
Em seguida, revise sua lista. 


    • Quais preocupações têm uma ação realizável? 

    • Para aquelas que tem, anote uma ação (confirmar os ingressos para um evento, falar com o médico, etc.). 

Suas preocupações improdutivas são aquelas sem ação realizável. 

Eles não representam senão um desperdício de tempo e energia, então, esvazie-as. 


Experimente isso algumas vezes ao longo da semana e analise suas descobertas. 

    • Qual porcentagem de suas preocupações é improdutiva? 


Quando você se torna mais consciente de quanto tempo você gasta em preocupações improdutivas, você vai aproveitar melhor esse tempo em outras atividades.


Perfil de preocupação: O Controlador


Conscientemente ou não, você acredita que pode controlar o universo através de seus pensamentos. 


Acredita que se você se preocupar com isso o suficiente, você fará com que isso aconteça (ou evite que algo ruim aconteça). 


Consumido pela incerteza e com medo da mudança, você sente que você poderia parar de se preocupar se você tivesse a única coisa que para sempre te escapa: controle total.


Como você não sabe o que vai acontecer no futuro, você se preocupa em se proteger do desconhecido - com resultados mistos. 

"A vida é profundamente impermanente e em constante mudança", diz Cope, "e é melhor soltar as tentativas de controlar experiências e resultados".

Estratégia de enfrentamento: O Controlador


Seja absorvido no presente. 
"Dê a si mesmo uma coisa deliciosa e convincente para se concentrar agora", diz Cope. 
    • Quando você anda com seu cão, concentre-se no balanço e no ritmo das pernas. 
    • Quando você come uma laranja, permita que toda a sua atenção seja absorvida por ela - o cheiro, a textura, o peso da mesma na mão. 


Se a sua atenção começar a vagar, traga-a de volta. Quanto mais estiver em sintonia com esta parte central, observando-se de si mesmo, mais fácil é abraçar o fluxo da vida sem se sentir ameaçado.


Perfil de preocupação: O Vidente


Você acredita que sua preocupação é um barômetro ou sinal de uma catástrofe futura. 
Se estiver no seu radar como motivo de preocupação, deve, portanto, ser uma verdadeira ameaça. 

Seu problema, diz Denise Marek, autora de 
"CALM *: um processo comprovado de quatro etapas projetado especificamente para as mulheres que se preocupam", é uma incapacidade de contar a diferença entre preocupação e intuição. 


Os dois compartilham sinais de marca registrada: uma sensação de destruição iminente, uma mudança na sensação física (dor de cabeça irritante, estômago nervoso). Mas há um fator de diferenciação chave. 

"A intuição começa como um sentimento", diz Marek. "A preocupação começa como um pensamento".

Para encontrar a diferença, sintonize o que vem primeiro. Você pode treinar quando você é apresentado a um novo colega. 

Pode ser sua intuição dizendo que não pode ser confiável. Mas se você já está preocupado com sua segurança no trabalho, esse sentimento de insatisfação pode realmente refletir a preocupação, e não a intuição. 


Estratégia de enfrentamento: O Vidente


Faça o teste de intuição. 
"A preocupação gera ansiedade, mas a intuição gera calma", diz Marek. 


Se a sua preocupação piorar, reduzindo sua capacidade de foco, as chances são de que isso decorre da ansiedade. 


A intuição, por outro lado, muitas vezes traz clareza, percepção e tomada de decisão sólida, ou seja você se sente mais certo do que você precisa fazer.


Preste muita atenção não apenas às sensações físicas que você experimenta, mas em como e quando você começou a senti-las. 

Se você sentir um estímulo interno, veja mais de perto o que pode ser a fonte disso. 
Se resultar de uma interação ou uma visão passageira, pergunte-se o que poderia ter causado. 
Se isso acontecer como resultado de pensamentos, solte a ansiedade induzida por preocupação e deixe-a ir.



Perfil de preocupação: O Existencialista


Você está perseguido por perguntas maiores e iminentes:

"Qual é o ponto de vista da vida?" e "O que tudo isso significa?" 


Parece trivial fazer o seu dia sem ponderar as implicações maiores, você pode pensar que você está fazendo este grande pensamento para o resto de nós, mas você pode somente estar aumentando suas preocupações. 


Um pequeno discurso intelectual proporciona uma conversa convincente, mas quando você priorizar a preocupação metafísica sobre questões mais urgentes (seu trabalho, relacionamentos, finanças), você pode acabar aumentando seu desespero. 


Muitas tradições contemplativas, como o budismo e o yoga, recomendam contra vastas e infrutíferas deliberações filosóficas, diz Cope. "Eles ensinam você a se concentrar no presente e no que está à sua frente no momento". 


Ele acrescenta que ficar preso em tópicos grandes e arejados pode significar uma espécie de negação, uma fuga da realidade atual. "É muito mais benéfico aproximar sua consciência, energia e atenção no aqui e agora".

Estratégia de enfrentamento: o existencialista


Faça uma análise detalhada. 
Assim como as preocupações menores tendem a mascarar questões maiores, os medos maiores também muitas vezes desconsideram o problema em questão. 


É importante conseguir um equilíbrio, pois tanto as questões filosóficas quanto as questões práticas são importantes para uma vida equilibrada.


Primeiro, identifique o que as preocupações com problemas maiores o consomem e com que frequência (todas as manhãs, quando você acorda depois das novidades?). 
    • Quais são essas preocupações que te deixam contemplativo? 


Em segundo lugar, dê-se espaço para se envolver em questões metafísicas - menos as emoções temerárias que acompanham - canalizando-o de forma mais benéfica. 


Leia os grandes filósofos clássicos como Platão, Epiteto, Sêneca, etc. ou inscreva-se em um curso de filosofia clássica em sua cidade, ou ainda participe de atividades voluntárias para ajudar pessoas na sua comunidade. 
Dessa forma, você alimenta seu entusiasmo idealista sem deixar que o dia a dia o aborreça.


Perfil de preocupação: O Culpado


Você rumina sobre conversas passadas e ações
ad infinitum


Você acredita que se você revisar o passado o suficiente, você de alguma forma se sentirá melhor sobre isso.


Preocupando-se com isso, de alguma forma você espera desligar o interruptor "Arrependido", que nuca funciona, então você continua com isso.


O que está feito, está feito - e você que tenta mudar ou corrigir eventos passados, preocupando-se com eles, encontrará pouco alívio. 


Parte do problema pode estar na maneira como você conversa consigo mesmo: a conversa automática negativa pode despertar arrependimento, culpa e autodúvida - tudo isso só alimenta essas ruminações.

    • Você redimensiona suas decisões? 

    • Você se condena ou castiga, pensando em coisas como "Eu sempre digo coisas estúpidas assim" ou "Eu nunca deveria ter ido a essa festa em primeiro lugar"? 


Se assim for, você pode estar colocando o destaque no seu diálogo interno, e está pode ser a sua fonte de preocupação.

Estratégia de enfrentamento: O Culpado


Feche o livro. 
Ao invés de passar por eventos ou conversas passadas, Marek sugere escrever o que aconteceu, a forma como você atuou e o que você fará diferente na próxima vez. 

Observe seu uso de "palavras de preocupação"

    • deve, não pode, ninguém, todos, sempre, nunca

e se comprometa a substituir essas palavras com termos mais realistas no futuro:
    • poderia, preferir, pode, escolher não, Algumas pessoas, às vezes. 


A coisa mais valiosa que você ganha com uma experiência - boa ou ruim - é a sabedoria para lidar com as coisas mais sabiamente quando essa situação surgir novamente. 


Quando terminar, feche o livro, de uma vez por todas.


Perfil de preocupação: O Guerreiro Mundial


Você está preocupado com o destino do planeta em geral e carregado de pensamentos de guerra, fome e emissões de gases de efeito estufa. 


Você sente que é seu dever manter essas questões em seu radar de preocupação e, ao fazer isso, você está de alguma forma ajudando a melhorar a situação.


Semelhante ao Existencialista, o Guerreiro Mundial preocupa-se com os grandes problemas - menos a inclinação metafísica. 


Todos devemos nos preocupar com a segurança e o bem-estar dos outros e com a saúde do nosso meio ambiente. 

Mas quando essas preocupações ofuscam tudo, você não cria nada objetivo. ("Como posso me preocupar em substituir a máquina de lavar e secar quando há uma guerra, o aquecimento do planeta e os níveis do mar estão subindo?"). 


É hora de puxar de volta as rédeas, pelo menos um pouco. Embora sua visão e compaixão sejam admiráveis, elas também estão comprometendo a sua capacidade de fazer o seu melhor em qualquer frente.

Estratégia de enfrentamento: O Guerreiro Mundial


Alinhar ações com valores. 
Apoie as causas que você acredita - sem se comprometer com uma vida repleta de preocupação improdutiva. 

Ao invés de exercer energia preocupada com o problema, transforme essas questões improdutivas em ações que apoiem as causas próximas ao seu coração. 


Se você está preocupado com as mudanças climáticas (e quem não é?), planeje um algo para fazer a diferença - seja por mudar seus hábitos de compra, escrever para o seu prefeito ou para participar de grupos ativistas locais. 


Preocupar-se sozinho não é suficiente para salvar o planeta, prevenir doenças ou alimentar crianças com fome. 
Sim, ações, mesmo pequenas, são um antídoto contra a preocupação.


Você se Sente preparado(a) para lidar o mal do século...
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